Projeto Educar para Preservar

Educar para Preservar

Minas Gerais – Alunos da Escola Estadual de Furnas e do PEM Arco Íris, em São José da Barra (MG), foram os primeiros estudantes a participar das atividades do projeto socioambiental Educar para Preservar. A iniciativa, que foi lançada por Furnas Centrais Elétricas na última segunda-feira (16/04), promove atividades educacionais voltadas à preservação ambiental e conservação de energia.

O Educar para Preservar conta com uma carreta de 15 metros, equipada com sala de aula multimídia e laboratório, que circulará nos próximos meses por 39 municípios do entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica de Furnas.

Após assistir ao vídeo sobre formas de geração de energia, os estudantes testaram os experimentos didáticos disponíveis na carreta. Com o Gerador de Van der Graaf – uma esfera de metal eletrizada disposta sobre uma coluna -, descobriram que a eletricidade percorre o corpo humano e arrepia os cabelos. O fenômeno é conhecido como repulsão eletrostática.

Outra “brincadeira” foi acender uma lâmpada com a energia produzida ao pedalar uma bicicleta. Para mais conforto, o dispositivo também conta com um pequeno ventilador acionado pela energia da pedalada.

O projeto Educar para Preservar vai proporcionar a formação continuada dos professores por meio de seu site. Ao final do programa, os educadores receberão um certificado correspondente a 50 horas/aula e se tornarão multiplicadores dos conceitos aprendidos em suas comunidades.

* Com informações de Furnas Centrais Elétricas