Programa de capacitação Tecnológica para Comunidades

EDUCAÇÃO INFORMAL

Outro projeto promissor é o da gestão dos telecentros do município de São Paulo. Em 2008, com apoio da Microsoft Brasil, a Comunitas desenvolveu uma metodologia de gestão sustentável para esses espaços.

A iniciativa envolve qualificação de jovens para a formalização de cooperativas que objetivam a geração de recursos para os telecentros e renda para os jovens. Nessa mesma parceria com a prefeitura de São Paulo, a Microsoft Brasil apoia a qualificação de pessoas com necessidades especiais, em parceria com o Instituto EFORT, ONG especializada nesse tema.

Uma parte importante desse programa é a doação de licenças de software para organizações sociais e instituições sem fins lucrativos.

Em 2008, 129 entidades foram beneficiadas (ver lista na página 36).

Neste período também ocorreu a implementação dos softwares doados em 2007 para 1.500 Telecentros da Associação Telecentros de Informação e Negócios (ATN). As entidades que recebem os softwares precisam comprovar que utilizam a tecnologia como ferramenta para a inclusão social e ter capacidade para implantar e manter a solução solicitada à Microsoft.

As regras completas estão disponíveis em www.microsoft.com/brasil/cidadania